Como a Educação 4.0 vai mudar a maneira como se aprende?

27 janeiro 2023
Como a Educação 4.0 vai mudar a maneira como se aprende?
No Brasil, a mudança rumo à Educação 4.0 tem diretrizes através da Base Nacional Curricular Comum (BNCC), que atualizou e complementou o Plano Nacional de Educação.
Este é o documento que define as aprendizagens essenciais que devem ser desenvolvidas pelos alunos ao longo da educação básica, de forma progressiva e por área de conhecimento.
As dez competências gerais exigidas pela BNCC já ilustram a necessidade de mudança de perspectiva na educação, assim como em suas práticas, afinal a maneira como estas competências são aplicadas e desenvolvidas, vão para um caminho diferente do que há hoje na escola tradicional.
Como toda novidade, o conceito de Educação 4.0 precisa de um tempo para ser absorvido completamente, nesse sentido há grandes desafios a serem superados por conta das dificuldades de implantação de alta tecnologia, juntamente com o processo de formação do corpo docente.
Outro fator que indica que este conceito vai mudar a maneira como se aprende, deve-se ao fato de que muitas das profissões para as quais formamos nossos alunos hoje, se tornarão obsoletas em pouco tempo, outras delas ainda nem existem!
 Portanto, o futuro é hoje, é urgente, e a necessidade de mudança das práticas educacionais também.

Nesse sentido, com o passar do tempo, a educação se tornará cada vez mais personalizável para a realidade específica dos alunos, essa é outra grande mudança na maneira como se aprende, a escola não decide sozinha o que o aluno precisa aprender.
Com relação à tecnologia em sala de aula, também mudanças irão ocorrer, pois através do uso das metodologias ativas e a presença da tecnologia cada vez mais em sala de aula, novas práticas podem ser aplicadas já na educação infantil, o que já ocorre em algumas escolas brasileiras.
Entre as mudanças facilmente identificáveis, com retornos a curto e médio prazo, podemos destacar:

- Uso da tecnologia a favor dos professores e alunos.
- Melhora dos resultados de aprendizagem.
- Mudança da configuração tradicional da sala de aula, disposição das carteiras e uso do quadro.
- Novos espaços e ambientes de aprendizagem são criados na escola, como fablabs, espaços maker ou laboratórios de robótica.
- A gestão escolar conectada e com acesso a dados e acompanhamento mais solidificados, utilizando também a tecnologia ao seu favor.
- Desenvolvimento do pensamento crítico de forma ativa por parte dos alunos a partir de novas possibilidades de aprendizagem para a realidade atual.
- Formação de profissionais e cidadãos mais preparados para a sociedade do futuro.

A Educação 4.0 atende todas as demandas da sociedade contemporânea, atuando como uma alternativa indispensável para tornar o ensino mais coerente com o mundo fora da sala de aula. 

Você sabia que a Rúpolo tem um portfólio de produtos específico para atender as necessidades de mudança em espaços de aprendizagem, que favorecem a prática da Educação 4.0?
Para saber mais, entre em contato conosco.
Tenham uma ótima semana, agradecemos a leitura.
educação 4.0
Olá! Vamos começar?
Olá!Vamos começar?
Precisamos de algumas informações!