- Home
- Quem somos
- Soluções
-
Ambientes
-
Ensino Infantil
-
Ensino fundamental, médio e superior
-
Biblioteca
-
Refeitório
-
Descompressão
-
Administrativo
-
-
Produtos
-
Cadeiras e Banquetas
-
Creche/Berçário
-
Puffs, Almofadas e Sofás
- Ver todos
- Sofá Inspire
- Sofá Urso
- Puff Siena
- Almofada Feijão
- Sofá com Sapateira
- Puff Cubo
- Almofada Inspire
- Sofá Meia Lua
- Puff Redondo
- Almofada Onda
- Sofá Meia Lua com Módulo Central
- Puff Oitavado
- Puff Pétala
- Puff Colmeia
- Puff Retangular
- Puff Trapézio
- Puff Slime 6
- Puff Bag
- Puff Feijão
- Almofada Slime 6
- Puff Sextavado
- Puff Slime 4
- Almofada Colmeia
- Puff Losango
- Almofada Siena
- Puff Onda
- Almofada Losango
- Almofada Slime 4
- Puff 1/4
- Puff Oval
- Puff Meia Lua
- Almofada Trapézio
- Puff Inspire
- Puff Unizen
- Almofada Oitavada
- Almofada Meia Lua
- Arquibancada Modular
- Puff Pentágono
-
Bancadas e Baias
-
Cadeira Universitária
-
Lockers
-
Lousas e Quadros
-
Refeitórios
-
Armários e Estantes
- Ver todos
- Porta Cartolinas 10 Prateleiras
- Armário Professor com Portas Individuais
- Armário Professor com Duas Portas
- Armário Baixo 2 Portas
- Armário Médio 2 Portas
- Estante 9 Vãos
- Estante Baixa 2 Prateleiras
- Estante 18 Vãos
- Módulo Com Almofadas de Leitura
- Estante Modular Sol
- Torre de Leitura
- Módulo Guarda Brinquedos com Carrinho
- Trem do Livro
- Expositor de Livros Suspenso
- Estante 8 Vãos
- Estante 4 Vãos
- Expositor de Livros
- Módulo Baixo 3 Nichos
- Módulo Baixo 2 Nichos
- Módulo Vertical com 2 Nichos
- Estante 6 Vãos com Puff
- Puff MDF
- Estante com Estofado
- Estante Alta 4 Prateleiras
- Nicho Suspenso 5 Vãos
- Nicho Suspenso 4 Vãos
-
Mesas
- Ver todos
- Mesa Redonda
- Mesa Dupla Studium
- Mesa Onda
- Mesa Feijão
- Mesa Slime 6 Lugares
- Mesa Slime 4 Lugares
- Mesa Inspire
- Mesa Box
- Mesa Professor Studium c/ 2 Gavetas
- Mesa Professor Studium
- Mesa Professor com Armário
- Mesa Redonda Maker
- Mesa Ravena Trapézio
- Mesa Ravena Circular
- Mesa Siena
- Mesa New Studium Trapézio
- Mesa Studium Escolar
- Mesa New Studium Circular
- Mesa Sextavada
- Mesa Quadrada
-
Big Box
- Ver todos
- Porta Cartolina Box
- Expositor de Livros Box
- Estante Mini Box
- Estante Tripla Box
- Estante Suporte Box
- Estante Dupla Box
- Carrinho Box
- Estante Plus Box Baixa
- Estante Plus Box Média
- Armário Baixo Multiuso Box
- Estante Ultra Box Baixa
- Estante Ultra Box Média
- Mini Porta Cartolinas Box
- Armário Professor Box
- Estante Alta Box
- Estante Complementar Box
- Bancada de Ferramenta Maker
- Bancada Lousa Maker
- Estante Box com 2 Gavetas
- Estante Box com 2 Portas
-
- Cases
- Catálogos
- Blog
- Fale Conosco
- Orçamento
- Ambientes
-
Produtos
- Orçamento
- Ensino Infantil
- Ensino fundamental, médio e superior
- Biblioteca
- Refeitório
- Descompressão
- Administrativo
- Cadeiras e Banquetas
- Creche/Berçário
- Puffs, Almofadas e Sofás
- Bancadas e Baias
- Cadeira Universitária
- Lockers
- Lousas e Quadros
- Refeitórios
- Armários e Estantes
- Mesas
- Big Box Lançamentos
Brincadeiras como Força para o Desenvolvimento da Criança
29 outubro 2022
Você provavelmente já ouviu que “é brincando que se aprende” em algum lugar, correto? Pois bem, isso é mesmo verdade? Hoje buscarei provar por alguns pontos o porquê essa noção possui conexões outras quando nos debruçamos no meio educacional.
As brincadeiras na natureza, por exemplo, servem de preparo aos animais para situações futuras de ‘conflito’ e de autonomia para a solução destes desafios, seja de caça ou de defesa própria contra outro predador, portanto, possuem extrema importância na formação e no desenvolvimento daquele filhote. No caso dos seres humanos, é também por meio da brincadeira que a criança desenvolve sua reflexão e sua criatividade, mergulhando cada vez mais sem perceber no processo educacional e facilitando a construção de sua autonomia, afinal, brincar envolve sociabilização, afetividade, contato com diferentes culturas, descoberta de novas emoções e o exercício físico, muitas vezes tudo isso ao mesmo tempo!
Quando falamos em brincar, é importante ter a ressalva de que não se trata simplesmente de ‘recreação’, é algo que vá além disso, que envolva a criança numa comunicação consigo mesma e com a atmosfera escolar a sua volta, com o mundo a sua volta, afinal como bem aponta Vygotsky, o sujeito se constitui no outro, na relação com o outro, isso é a essência das brincadeiras na prática pedagógica.
As possibilidades são infinitas, sejam nas crianças de zero a dois anos, onde os jogos de exercício são muito potentes, onde tudo é uma nova descoberta, do corpo, dos sentidos, das emoções, das imagens, o mundo é uma grande brincadeira de explorar e descobrir. Entre os dois e sete anos, a simbologia passa a exercer sua potência na criança, é onde os puppets ou fantoches entram em cena, é onde o mundo do faz de conta fica cada vez mais fascinante, é onde uma boa história contada pela professora rouba a cena dos vídeos do YouTube e pode marcar a vida de um aluno.
Já com sete anos a criança passa a ter um entendimento maior sobre a noção de seguir regras, num mundo gamificado que vivemos hoje, jogos não são novidade para as novas gerações, porém, jogos que podemos julgar ultrapassados podem causar grande impacto, justamente por este distanciamento que existe e que insistimos em aumentar cada vez mais. Experimente você leitor e veja o resultado, no mínimo curioso seus alunos irão ficar com coisas como Escravos de Jó, um bom e velho STOP com a sala toda, um pula corda daqueles bem barulhentos, bolinha de gude, passa anel, lembram disso? Sim, eu concordo que a tecnologia pode ser também uma aliada neste processo, mas não em casos como estes citados acima, muitas vezes a tecnologia tem que ser deixada de lado também na brincadeira, Waldorf é muito cuidadoso com essa questão do uso demasiado da tecnologia nas brincadeiras, por exemplo.
O que podemos supor de antemão, é que as brincadeiras são aliados importantíssimos para a prática educacional, porém, para brincar as crianças precisam primeiramente aprender a brincar, correto? Para que elas aprendam, as brincadeiras devem ser tratadas com cuidado na formação de professores e pedagogos, o que vemos atualmente é que não é simplesmente sobre descobrir ou não a tecnologia para este fim, mas os princípios norteadores da política educacional que estão a sua maneira engendrados, não provocarão mudanças no contexto educacional, é através da formação continuada que colheremos estes frutos, o primeiro passo é ensinar os professores a brincarem, percebem?
Ótima semana a todos.
Victor Gulart
brincadeiras
desenvolvimento
Como Atrair Mais Alunos para a Sua Escola: Um Guia Completo para o Sucesso
A importância de uma estratégia de vendas: Destaque a necessidade de uma abordagem proativa para conquistar novos alunos em um mercado cada vez mais competitivo. Os desafios e oportunidades: Apresente os desafios comuns enfrentados pelas escolas e como uma estratégia de vendas bem elaborada pode transformá-los em oportunidades. O que você vai encontrar neste post: Dê um breve overview dos tópicos que serão abordados.
07 outubro 2024
Como utilizar o mobiliário escolar para aumentar sua captação de novas matrículas na campanha de rematrícula no meio do ano
A rematrícula no meio do ano é um momento crucial para as escolas privadas. É a oportunidade de fidelizar os alunos atuais, atrair novos estudantes e garantir a ocupação das vagas para o próximo ano letivo.
Neste cenário, o mobiliário escolar pode ser um poderoso aliado na sua campanha de rematrícula.
08 junho 2024
Olá!Vamos começar?
Precisamos de algumas informações!