A Cultura Maker no estudo remoto

22 abril 2022
A Cultura Maker no estudo remoto
O contexto de pandemia causado pelo novo coronavírus tem desafiado o mundo de diversas maneiras nos últimos meses.

Já começamos a nos acostumar com o distanciamento social para conter a disseminação da Covid-19, e há um ano atrás, por exemplo, o dia a dia das instituições de ensino e da crianças e adolescentes em idade escolar foi mais afetado no início, hoje avança a passos largos para se adaptar a uma rotina de aulas e estudos dentro de casa.

É por esse caminho que entra nosso tema de hoje, será que de fato a Cultura Maker pode ajudar a promover a aprendizagem de forma prática, através do ensino EAD?
A resposta é sim! Diversas escolas que já trabalhavam com fab labs e espaços maker estão se adaptando muito bem para conduzir atividades a distância, agora com novos roteiros de aulas adaptadas para a realidade dos alunos dentro de casa.

É importante o educador maker não perder de vista as habilidades que devem ser desenvolvidas ao utilizar a cultura maker, por isso, é importante buscar manter sempre em mente que os estudantes continuam desenvolvendo habilidades ligadas à inovação, como o letramento tecnológico, resolução criativa de problemas e realização de projetos.


Aqui vão dois exemplos rápidos, sugeridos pelo blog Sophia, de atividades que promovem a cultura maker dentro do contexto dos alunos:

- Experiência da bexiga à prova de fogo

Os alunos vão precisar de dois balões, fósforos e água. Encher um balão sem nada e um com água e amarrar normalmente. Colocar o balão sem água em contato com a chama do fósforo e observar o que ocorre. Depois, colocar o balão com água em contato com o fogo e observar o que ocorre. Nesta experiência, podem ser abordados os conceitos de pressão e capacidade de alguns materiais em absorver o calor. Incentive seus alunos a testarem o que ocorre com outros tipos de material dentro do balão. Será que ele irá estourar com outro tipo de material dentro?


- Experiência do ovo flutuante

Agora, uma outra sugestão simples, para abordar o tema densidade. Será preciso dois ovos, dois copos, água e sal. Colocar um ovo cru no copo com água doce e o outro, em um copo com água salgada. Observar o que ocorre nos dois casos. Discutir com os estudantes por que um dos ovos afunda e o outro flutua. Você pode instigá-los a fazer alguns testes adicionando partes iguais de água doce e salgada e observar a movimentação do ovo.



Outro site bacana, é o Printerest chamado 220 ideias para Cultura Maker em 2021 que traz uma infinidade de ideias que podem ser aplicadas durante as aulas em EAD.

É importante ressaltar também, que a educação maker não está soomente ligada à tecnologia. Os Processos artesanais como o plantio de hortas comunitárias e a construção de objetos ou estruturas com sucatas são exemplos de atividades que seguem esse conceito, isso abre um campo de visão mais tangível para trabalhar cultura maker com os alunos em casa, certo?

Dica de ouro

Se você está pensando em investir em um espaço maker dentro da sua casa, temos o mobiliário ideal para você montar o espaço ideal para seus filhos criarem e se adaptarem a essa novo realidade.


Agradecemos mais uma vez pela leitura e apreciação.
Olá! Vamos começar?
Olá!Vamos começar?
Precisamos de algumas informações!