- Home
- Quem somos
- Soluções
-
Ambientes
-
Ensino Infantil
-
Ensino fundamental, médio e superior
-
Biblioteca
-
Refeitório
-
Descompressão
-
Administrativo
-
-
Produtos
-
Cadeiras e Banquetas
-
Creche/Berçário
-
Puffs, Almofadas e Sofás
- Ver todos
- Sofá Inspire
- Sofá Urso
- Puff Siena
- Almofada Feijão
- Sofá com Sapateira
- Puff Cubo
- Almofada Inspire
- Sofá Meia Lua
- Puff Redondo
- Almofada Onda
- Sofá Meia Lua com Módulo Central
- Puff Oitavado
- Puff Pétala
- Puff Colmeia
- Puff Retangular
- Puff Trapézio
- Puff Slime 6
- Puff Bag
- Puff Feijão
- Almofada Slime 6
- Puff Sextavado
- Puff Slime 4
- Almofada Colmeia
- Puff Losango
- Almofada Siena
- Puff Onda
- Almofada Losango
- Almofada Slime 4
- Puff 1/4
- Puff Oval
- Puff Meia Lua
- Almofada Trapézio
- Puff Inspire
- Puff Unizen
- Almofada Oitavada
- Almofada Meia Lua
- Arquibancada Modular
- Puff Pentágono
-
Bancadas e Baias
-
Cadeira Universitária
-
Lockers
-
Lousas e Quadros
-
Refeitórios
-
Armários e Estantes
- Ver todos
- Porta Cartolinas 10 Prateleiras
- Armário Professor com Portas Individuais
- Armário Professor com Duas Portas
- Armário Baixo 2 Portas
- Armário Médio 2 Portas
- Estante 9 Vãos
- Estante Baixa 2 Prateleiras
- Estante 18 Vãos
- Módulo Com Almofadas de Leitura
- Estante Modular Sol
- Torre de Leitura
- Módulo Guarda Brinquedos com Carrinho
- Trem do Livro
- Expositor de Livros Suspenso
- Estante 8 Vãos
- Estante 4 Vãos
- Expositor de Livros
- Módulo Baixo 3 Nichos
- Módulo Baixo 2 Nichos
- Módulo Vertical com 2 Nichos
- Estante 6 Vãos com Puff
- Puff MDF
- Estante com Estofado
- Estante Alta 4 Prateleiras
- Nicho Suspenso 5 Vãos
- Nicho Suspenso 4 Vãos
-
Mesas
- Ver todos
- Mesa Redonda
- Mesa Dupla Studium
- Mesa Onda
- Mesa Feijão
- Mesa Slime 6 Lugares
- Mesa Slime 4 Lugares
- Mesa Inspire
- Mesa Box
- Mesa Professor Studium c/ 2 Gavetas
- Mesa Professor Studium
- Mesa Professor com Armário
- Mesa Redonda Maker
- Mesa Ravena Trapézio
- Mesa Ravena Circular
- Mesa Siena
- Mesa New Studium Trapézio
- Mesa Studium Escolar
- Mesa New Studium Circular
- Mesa Sextavada
- Mesa Quadrada
-
Big Box
- Ver todos
- Porta Cartolina Box
- Expositor de Livros Box
- Estante Mini Box
- Estante Tripla Box
- Estante Suporte Box
- Estante Dupla Box
- Carrinho Box
- Estante Plus Box Baixa
- Estante Plus Box Média
- Armário Baixo Multiuso Box
- Estante Ultra Box Baixa
- Estante Ultra Box Média
- Mini Porta Cartolinas Box
- Armário Professor Box
- Estante Alta Box
- Estante Complementar Box
- Bancada de Ferramenta Maker
- Bancada Lousa Maker
- Estante Box com 2 Gavetas
- Estante Box com 2 Portas
-
- Cases
- Materiais
- Blog
- Fale Conosco
- Orçamento
- Ambientes
-
Produtos
- Orçamento
- Ensino Infantil
- Ensino fundamental, médio e superior
- Biblioteca
- Refeitório
- Descompressão
- Administrativo
- Cadeiras e Banquetas
- Creche/Berçário
- Puffs, Almofadas e Sofás
- Bancadas e Baias
- Cadeira Universitária
- Lockers
- Lousas e Quadros
- Refeitórios
- Armários e Estantes
- Mesas
- Big Box Lançamentos
O mundo das linguagens na educação infantil
06 agosto 2022
Bom dia leitores, como estão as reflexões por aqui?
Hoje vamos falar de um assunto que todos estamos imersos, o mundo das linguagens. Você muito provavelmente já ficou surpreso ao ver a desenvoltura de uma criança nos dias de hoje, quando utiliza um celular ou um tablet, não é mesmo?
Pois bem, esta é a realidade que vivemos hoje meus caros, e isso deve-se grande parte a evolução de plataformas em que a aquisição de linguagem está disponível. Existem estudos que afirmam que com menos de dois anos a criança já é capaz de pronunciar uma média de cem palavras e já formam frases curtas.
Um desafio constante principalmente na vida dos pedagogos da atualidade é justamente se adaptar o mais rápido possível a estas mudanças que a aquisição de linguagem vem sofrendo diariamente, atualmente é crucial que o alfabetizador tenha a consciência de que a linguagem não se resume apenas à oralidade ou à escrita, mas envolve hoje diferentes métodos de expressão em diferentes plataformas, como por exemplo a audiovisual, as histórias em quadrinhos, os jogos virtuais, os sons presentes no cotidiano, movimentos do corpo, ou seja, são diversas possibilidades que o educador deve considerar para trabalhar.
Existe uma afirmação muito importante e lúcida da professora da Faculdade de Educação da USP, Silvia Colello, que é pesquisadora dessa questão há anos e com diversos livros publicados na área, é referência na formação de professores, a pesquisadora diz que os professores em parte chegam em sala de aula com diversas concepções sobre o que é linguagem, em algumas situações de maneira bastante equivocada e isso acaba causando ainda mais confusão.
Sair de métodos tradicionais de ensino é sempre um desafio, buscar algo novo sem garantia de que vai dar certo parece mais dificultoso do que manter o que já dá certo, não é mesmo?
A primeira concepção de linguagem muito comum é que ela seria um código, uma associação através da junção de palavras. Aqui o professor está mais preocupado com a fala correta, o uso da gramática e a ortografia, e menos com a funcionalidade e a diversidade da expressão oral que existe naquela sala mesmo, Marcos Bagno e outros linguistas falam muito disso, assim como as diversidades de escrita e acima de tudo a leitura. A outra concepção de linguagem, é que ela seria a expressão das ideias, ou seja, o ato de registrar no papel ou falar aquilo que está na sua cabeça, ambas as visões são apontadas pela pesquisadora como “visões monológicas” da linguagem, ou seja, não há uma relação de fato, não está estabelecida uma prática comunicacional efetiva.
Hoje vivemos um momento de compreender a linguagem como algo dialógico, isto é, que a língua se manifesta através de diferentes expressões em diferentes plataformas, simultaneamente; alfabetizar sem esta premissa é no mínimo, perder tempo! Escrevemos para leitores, falamos para ouvintes, tudo isso dentro de um contexto específico, é isso que tem que estar claro para professores e aluno, é esta a relação inicial que é importante de ser estabelecida com a linguagem de ambas as partes em sala de aula.
Essa ideia de que primeiro você aprende, para depois usar, infelizmente permanece engendrada no ensino e já foi ultrapassada há um bom tempo. O trabalho com a linguagem na alfabetização com certeza deixa o aprendizado muito mais eficaz, pois dinamiza a alfabetização, insere o aluno em situações diversas de aprendizagem, explorando o mundo das linguagens dentro da sua realidade, construindo a sua identidade linguística.
É fato que um ambiente rico em possibilidades expressivas certamente irá incentivar o aprendizado, mas como tudo nesta vida, é necessário acima de tudo informação por parte do educador, para não acabar complicando as coisas ainda mais.
Por isso estamos aqui caros leitores, para informar, refletir e construir.
Uma ótima semana a todos.
linguagens
educação infantil
Sua Escola Preparada para o Sucesso: Uma Série de 7 posts para sua escola Dominar as Rematrículas. 7 Post: Como utilizar o mobiliário escolar para aumentar sua captação de novas matrículas na campanha de rematrícula no meio do ano
A
rematrícula no meio do ano é um momento crucial para as escolas privadas. É a
oportunidade de fidelizar os alunos atuais, atrair novos estudantes e garantir
a ocupação das vagas para o próximo ano letivo.
Neste cenário, o mobiliário escolar pode ser um poderoso aliado na sua campanha de rematrícula.
08 junho 2024
Sua Escola Preparada para o Sucesso: Uma Série de 7 posts para sua escola Dominar as Rematrículas. 5º Post: Construindo um Relacionamento Forte com Alunos e Famílias: A Base para o Sucesso das Rematrículas
Um
relacionamento forte e positivo com seus alunos e suas famílias é a chave para
o sucesso da sua escola, tanto nas rematrículas quanto em qualquer outro
momento do ano letivo.
Ao criar um
ambiente de confiança e colaboração, você garante que seus alunos se sintam
acolhidos, valorizados e felizes, e que seus pais e responsáveis se tornem
parceiros ativos na educação dos seus filhos.
07 junho 2024
Olá!Vamos começar?
Precisamos de algumas informações!