A importância do lúdico na sala de aula

04 maio 2022
A importância do lúdico na sala de aula
Jogos, brincadeiras, brinquedos são aliados importantes para a educação das crianças, sempre estiveram em nossas vidas e sempre estarão, seja enquanto criança, seja enquanto pais, até mesmo educadores, todos estamos sujeitos a relações estreitas com os mais pequenos.

O post de hoje busca trazer um tema importante para nossas reflexões que por sua vez engloba jogos, brinquedos e brincadeiras. Hoje partimos rumo ao aprendizado com alegria! Buscaremos tratar do lúdico pensando como uma forçapresente no processo educativo. Nossa intenção mais do que refletir a importância de se trabalhar ludicamente no ambiente escolar (principalmente na educação infantil), é mostrar maneiras sofisticadas e interessantes de olhar e refletir sobre este ambiente e esta forma de educar.

Ocupando um ambiente lúdico no tempo em que a criança passa na escola, há o espaço para que esta criança entre em contato com atividades indispensáveis para seu desenvolvimento, comunicar-se consigo mesmo e com os outros, criar relações e vínculos sociais, acima de tudo construir seu conhecimento, ampliar seu campo sensorial, tomar a própria curiosidade como norte e deixar ela levar!

O colégio ou a sala de aula não se trata somente do lugar inicial da aprendizagem, é onde as descobertas são fascinantes, é o lugar onde o educador tem uma responsabilidade muito grande de explorar o máximo possível a curiosidade intelectual dos alunos. É importante ressaltar aqui nesta nossa conversa, algo que talvez você pai, mãe, professora já saiba com mais clareza: fica muito difícil neutralizar problemas de aprendizado, originados da precariedade do ensino em seus primeiros passos, não é?

Pois é, como Jacques Marcovich diz em um de seus muitos seminários pela USP: a educação pode ser entendida como uma sinfonia, quando bem executada, esta sinfonia se faz bela em todas as passagens, o nível primário por sua vez constitui as primeiras notas desta sinfonia, é o ponto onde nascem as primeiras perguntas mas nem por isso menos importantes, pelo contrário, é o momento onde o educador não pode perder tempo de inserir conhecimentos e valores para as crianças à partir deste ambiente lúdico. Do que se trata de fato este ambiente ludico?

O ambiente lúdico

Esta temática do lúdico é uma questão infinita nas discussões e pesquisas na educação, e melhor que continue assim! Há um ponto em comum: a sua importância, porém, a questão da experiência espacial humana aparece grosso modo, nas entrelinhas destas discussões. Mais do que uma base física onde recebemos informações, o ambiente é algo constantemente presente em nossas vidas, a maior parte de nosso comportamento está ligada à nossa interação com ambientes, faculdade, trabalho, escola, restaurantes, festas, e por aí vai… Com as crianças não é diferente, nesse sentido buscamos refletir especificamente a importância do ambiente lúdico nestes primeiros passos da educação escolar.

É o momento onde nos deparamos com palavras como brinquedoteca, ludoteca, e que são importantes de serem esclarecidas melhor. A brinquedoteca é um espaço acima de tudo prazeroso, divertido, capaz de possibilitar o desenvolvimento educacional e social das crianças, por dispor de uma gama de atividades lúdicas. Se procurarmos o significado de ludoteca no dicionário, temos algo do tipo: local onde existe uma coleção de jogos, livros, discos para a utilização de seus visitantes. Mas está longe de ser  só isso.

Aquela figura originada lá da grécia antiga, chamada de pedagogo que mencionamos em outro post, lembam? Pois então, cabe ao pedagogo desempenhar dentro deste espaço lúdico atividades que incentivem o desenvolvimento intelectual das crianças, nesse sentido a montagem correta deste ambiente, isto é, a disposição do mobiliário escolar, cadeiras, banquetas, livros, brinquedos, imagens nas paredes e tantos outros detalhes que muitas vezes passam despercebidos, são de extrema importância tanto para o trabalho dos educadores, quanto para o desempenho das crianças.

Á partir do conhecimento da importância dessas atividades para o desenvolvimento da criança, buscamos dizer aos leitores que é primordial, resgatar o lúdico em cada criança, não precisamos destes ambientes para isso, porém a brinquedoteca ou a ludoteca, são ambientes onde as crianças podem ser constantemente incentivadas ao gosto pela cultura, pela leitura, pela brincadeira. Convenhamos… neste mundo de tablets, gadgets e celulares, a brincadeira, o lúdico acaba sendo deixado de lado pelas crianças, estes espaços são uma forma riquíssima de resgatar a criança de volta ao seu próprio mundo, aquele que hoje sentimos saudades não é?

A ludicidade é vital no ambiente escolar e na vida das crianças, todos temos uma cultura lúdica que se constrói com o tempo, já existia nos povos primitivos e hoje permanece através de formas bastantes sofisticadas como  mencionamos aqui, ludotecas, brinquedotecas.

Hoje em dia apesar de o lúdico ter voltado a ser reconhecido como um fator de extrema importância para a educação, enfrenta resistência até mesmo das crianças. Precisamos lembrá-las constantemente, que brincadeira e aprendizado são coisas muito legais de fazer, e não precisam necessariamente estarem separados.

O lúdico no ambiente escolar carrega consigo a responsabilidade tanto de agregar como resgatar a ludicidade que nossa sociedade atual busca de diversas maneiras roubar de nossas crianças. Não podemos comprar, assim como ninguém é capaz de tirar de nós, nosso conhecimento, nossas lembranças, nossa infância.

Boa semana, compartilhem, comentem!


REFERÊNCIAS:
BARBOSA,A. P. M. Ludoteca um espaço lúdico. Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento de Educação do Centro de Comunicação, Educação e Artes, da Universidade Estadual de Londrina. Orientador: Prof. Ms. Andreia M. C. Lugle. 2010. pp.38.
ELALI, Gleice Azambuja. O ambiente da escola – o ambiente na escola: uma discussão sobre a relação escola–natureza em Educação Infantil. Revista Estudos de Psicologia, 2003, 8(2), 309-319
MARCOVITCH, J. . A Educação como Promotora da Paz: Desafios e Perspectivas. In: Vania Carvalho de Araujo. (Org.). Tecendo Diálogos, Construindo Pontes. A Educação como Artífice de Paz. São Paulo – SP: Editora Cidade Nova, 2001, v. , p. 11-18.

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