Esse termo está conectado com outra mudança importante de nossa sociedade: a Revolução Industrial.
Atualmente, estamos imersos na quarta versão desta revolução, conhecida também como Indústria 4.0, ou quarta revolução industrial, cujo foco é na melhoria da eficiência e produtividade dos processos.
Se na primeira revolução, os protagonistas eram o carvão e o ferro, agora, quem roubou a cena foi a tecnologia em seus diversos formatos.
Considerando que a educação 4.0 é um reflexo da quarta revolução industrial, deve acima de tudo atender as suas demandas, são elas:
Este novo modelo, se trata de uma nova rede conectada de termos e conceitos como internet das coisas, inteligência artificial, coleta e análise de dados, learn by doing, ou aprendizado relacionado a prática e não apenas a teoria.
São muitos caminhos diferentes para um único norte, desenvolver em alunos a autonomia nas situações de aprendizagem, ampliar o pensamento científico e criativo, assim como o repertório sobre a cultura digital, além de desenvolver habilidades como autoconhecimento, argumentação, comunicação, responsabilidade e cidadania.
E o que muda para os professores da educação 4.0?
Muita coisa! O que sabemos é que sem capacitação efetiva dos professores, a mágica não acontece.
Logo de imediato, o professor sai da posição da frente e vai para a posição ao lado do aluno, isto é, deixa de ser o detentor exclusivo do conhecimento e passa a ser um intermediador, um provocador, orientador destas descobertas, junto com o aluno.
Além disso, é necessário que o professor também desenvolva capacidades para operar em tempos de educação 4.0, e seja capaz de encarar o cenário como uma oportunidade de transformação ou recriação de sua metodologia de ensino.
Algumas habilidades são muito importantes para o professor da educação 4.0, entre elas:
Você reparou que as competências e habilidades que são exigidas na educação 4.0 vão para um caminho diferente do que é feito atualmente na escola? Pois é isso mesmo!
Hoje a educação 4.0 não é mais uma tendência educacional, mas uma realidade, por isso, é urgente que os professores se adaptem a esta realidade para que de fato haja uma verdadeira conexão com a chamada Geração C de alunos, isto é, alunos que não conhecem o mundo sem a internet, muitos deles não viram o mundo sem o Google.
Nesse desafio de reinvenção da escola, este espaço passa a ser um centro de encontro e compartilhamento de conhecimento, com novos espaços e ambientes, novas propostas, e as vantagens são diversas:
Enfim, não há um modelo ou fórmula de como deve ser aplicado este conceito da educação 4.0, muito embora muita coisa interessante já foi feita no Brasil e diversos cases de sucesso aparecem todo ano.
O que é fato é que a mudança para o rumo da educação 4.0 deve acontecer o mais rápido possível nas escolas, pois esta exigência já está presente no mercado de trabalho, e o futuro caminha para uma intensificação deste perfil de profissionais.
Novos tempos exigem novas habilidades, e o modelo tradicional não dá mais conta do recado.
A educação 4.0 representa não o fim de uma era na educação, mas uma nova era com novas possibilidades e oportunidades para professores, gestores escolares e alunos, o primeiro passo é repensar o ambiente escolar e por a mão na massa.
Gostou do tema?
Então continue acompanhando as postagens em nosso blog, que falaremos muito mais sobre Educação 4.0 nas próximas semanas!
Agradecemos sua leitura.
Victor Gulart – Equipe de redação.
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